Novo sistema de segurança eletrônica na Ceasa/SJ
- gertysc7
- 26 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Principais diferenciais são reconhecimento facial das pessoas e do número das placas dos veículos que passarem pela portaria e armazenamento das imagens por 30 dias

Adiretoria da Ceasa-SC apresentou proposta para um novo sistema de segurança para a unidade de São José, em 22 de março/22. O novo sistema envolve a instalação de novas câmeras de monitoramento para ampliar a vigilância sobre o espaço da Central, bem como de seus arredores. Com a instalação inicial de nove câmeras, é possível fazer o controle de acesso à unidade São José, com reconhecimento facial e de placa dos veículos. Isso vai permitir uma ação rápida em caso de identificação de situações adversas. De acordo com o presidente Gilmar Germano Jacobowski, o próximo passo será regular os equipamentos e alinhar com os boxistas sobre o compartilhamento das imagens das câmeras que já estão instaladas nos boxes, desde que estejam voltadas para áreas comuns. A definição sobre o posicionamento das câmeras nessa etapa experimental foi definida em conjunto com a PMSC e os boxistas (AUPC). O projeto será desenvolvido em parceria entre Ceasa/SC, PMSC e as empresas BRNeo e Intelbras, com o objetivo de trazer maior efetividade e menor custo.
Valores
Ainda de modo experimental e sem custos, esse sistema de segurança é experimental e será testado por 30 dias. O projeto de segurança definitivo está em desenvolvimento. Não foram apresentados valores, uma vez que o projeto ainda não está detalhado. A previsão é que seja custeado com recursos próprios da Ceasa-SC. Com a tecnologia e a inteligência proporcionada pelas câmeras, o objetivo é que o projeto traga retorno para a gestão.
Recomendações da PMSC
Policiais militares do 7º Batalhão da Polícia Militar aproveitaram a ocasião para orientar os boxistas sobre medidas de segurança na Ceasa. O Tenente-Coronel André Rodrigo Serafin, explicou que a instalação de câmeras de monitoramento tem o potencial de triplicar o cumprimento de mandados de segurança. “Com a ajuda dos boxistas, indicando pessoas, veículos e atitudes suspeitas, conseguiremos monitorar e atuar com agilidade”, afirmou o comandante.
Commenti